“Se tudo transcorrer bem, a obra deve começar ainda este ano”, afirma prefeito de Santa Maria sobre Estrada do Perau

“Se tudo transcorrer bem, a obra deve começar ainda este ano”, afirma prefeito de Santa Maria sobre Estrada do Perau

Foto: Samuel Marques (PMSM)

A prefeitura de Santa Maria homologou, na tarde desta quinta-feira (16), a licitação que define a empresa responsável pela reconstrução da Estrada do Perau, no Bairro Campestre do Menino Deus. O investimento total será de R$ 20,78 milhões, financiados pelo governo federal por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A obra deve restabelecer a segurança e a mobilidade na ligação entre Santa Maria e Itaara – a via está interrompida desde maio de 2024 após deslizamentos provocados por fortes chuvas. A ação vai beneficiar diretamente motoristas, moradores e transportadores que dependem da via.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDNnesta quinta, o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) explicou que, com a homologação da licitação, a próxima etapa é o envio de toda a documentação à Sedec para revisão e aprovação, etapa que antecede a assinatura da ordem de serviço e o início efetivo da obra. 


– Agora, com a homologação da licitação, que é um passo importantíssimo para que a gente possa dar sequência em todas as demais etapas, vamos mandar toda a documentação para a Secretaria da Defesa Civil Nacional. Após a análise deles, daremos sequência à contratação e à ordem de serviço – detalhou o prefeito. 


Decimo também contextualizou o processo licitatório, que contou com a participação de nove empresas, das quais seis foram habilitadas, e destacou a experiência da vencedora, a paulista FG Fundações e Geotecnia Ltda


– É a mesma empresa que está executando a contenção da encosta na RSC-158, já com equipamentos próximos da cidade, o que facilita a logística. É uma empresa com bastante expertise nesse tipo de obra, então ficamos tranquilos e satisfeitos com a escolha – afirmou. 


O prefeito lembrou ainda que todo o processo é fruto de esforços conjuntos entre prefeitura, universidade, lideranças políticas e setor empresarial, reforçando que a complexidade da obra exigiu estudo detalhado e planejamento minucioso, inclusive com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para modelagens e análises técnicas.

Ele ressaltou que o prazo exato depende da instância federal e da tramitação interna, mas a expectativa é de um retorno nas próximas semanas, mas a expectativa e que as obras comecem ainda este ano.


– É o nosso desejo. Estamos na metade de outubro, e se tudo transcorrer bem, até o final deste mês teremos a liberação e aprovação por parte da Sedec. Depois, serão alguns dias para formalizar o contrato com a empresa vencedora, e então podemos combinar o início da obra, ajustando toda a logística de equipamentos de grande porte – explicou. 


O projeto prevê a reconstrução de um trecho de 60 metros de comprimento e 7 metros de largura, garantindo segurança, mobilidade e qualidade de vida para todos que utilizam a ligação entre Santa Maria e Itaara.


Decimo reforçou que o valor do investimento e a complexidade técnica da obra exigem planejamento detalhado, equilibrando eficiência, segurança e economicidade. 


– É um projeto importante, que envolve diversas instâncias e precisa ser conduzido dentro da legalidade e da moralidade, mas nosso objetivo é agilizar ao máximo o processo para iniciar a obra ainda este ano – concluiu.

Dois homens são presos por furto de fios e cabos em Santa Maria Anterior

Dois homens são presos por furto de fios e cabos em Santa Maria

Motorista é preso por embriaguez após acidente na ERS-149, em Restinga Sêca Próximo

Motorista é preso por embriaguez após acidente na ERS-149, em Restinga Sêca

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI